15/04/2010 | Esfoliação e hidratação: os cuidados para uma pele macia

Creme para o rosto, para a região dos olhos, para pernas e pés, só para as mãos...

A variedade é gigante, mas não basta só espalhar e pronto. Pele bem hidratada requer alguns cuidados extras. Quer saber quais são?


Esfoliação


Ela deixa a pele bem lisinha, ameniza marcas, manchas, acnes, aspereza e estimula a produção de células novas, com mais colágeno. Essas são só algumas das principais funções da esfoliação. Além disso, pra quem curte praia e piscina e bronze, a pele esfoliada recebe o sol por igual, ficando com uma cor mais bonita e uniforme.



Partes do corpo


Algumas áreas da pele acabam acumulando mais células mortas, como pernas, braços, costas e abdome. Para essas partes, a esfoliação precisa ser feita uma vez por semana. O colo e o pescoço devem ser preservados, pois podem manchar e ficar irritados com mais facilidade. No rosto, a esfoliação precisa ser feita uma vez por semana ou a cada dez dias. Mas lembre-se: o produto usado no corpo não deve ser o mesmo para o rosto, já que está área é mais sensível e pede um esfoliante apropriado.



Como fazer


A esfoliação é bem simples. O primeiro passo é deixar a pele limpa, lavando-a antes. Em seguida, é só massagear por alguns minutos com movimentos circulares, leves e repetitivos. Esse tipo de movimento aperfeiçoa o resultado e, de quebra, ajuda a melhorar a circulação.

Nada de usar muita força ou você pode machucar a pele. Movimentos bruscos podem riscar a pele sem nenhum acréscimo ao tratamento. O melhor momento para a esfoliação é após o banho. Isso porque os poros ficam mais abertos, facilitando o procedimento.

Para o corpo: antes de começar a esfoliação, use um óleo hidratante corporal. Isso evita as agressões e ajuda a hidratar ainda mais a pele.

Vale a pena: substituir a bucha normal por uma vegetal. É que ela já faz uma leve esfoliação na pele, garantindo mais brilho. Esse tipo de bucha não elimina a necessidade das esfoliações periódicas.


Tem que fazer...


Dois dias antes da depilação. A esfoliação, nesse caso, ajuda a diminuir o número de pelos encravados.

Um dia antes de tomar sol. Assim você não ganha uma pele manchada de tons mais escuros em algumas regiões, ok?

Sempre depois de esfoliar a pele, é preciso hidratá-la com um produto próprio para a área.



Cuidado extra


Pele com acne inflamada, ferimentos aparentes, psoríase ou vitiligo não devem ser esfoliadas. A não ser que esse seja um procedimento recomendado pelo seu médico.

Esfoliação não significa limpar a pele. Por isso, depois de feita, é necessário lavar as áreas esfoliadas normalmente. Isso também evita que permaneçam alguns resíduos do produto em você.


Creme ou óleo hidratante?


Na hora de hidratar o corpo, as opções são várias. Mas sempre resta a dúvida de qual hidrata mais: o óleo ou o creme? Os dois são bastante eficientes, mas quem tem pele oleosa deve ficar com o creme, pois o óleo pode estimular ainda mais a oleosidade.

Caso sua pele seja extremamente ressecada nos cotovelos, joelhos e pés, o jeito é optar por um creme à base de ureia, cujo poder de hidratação é mais poderoso.

Dica: para pés ressecados, vale a pena passar o creme e dormir com meias. Isso otimiza a eficiência de qualquer produto.

Todo dia? Os hidratantes devem ser usados sempre após o banho. Se você tomar mais de um banho por dia, hidrate a pele após cada um deles. Optar por produtos cuja absorção é rápida é uma ótima pedida para os dias mais quentes.


Todos esses cuidados com a pele de nada adiantam se você se esquecer de se hidratar por dentro. Muita água, suco natural e frutas dão uma grande ajuda na conquista de uma pele sedosa e saudável!


Daniela Hueb - crm 96027

VOLTAR